Chamonix

Chamonix é uma bela vila situada entre algumas das mais deslumbrantes paisagens alpinas do mundo. Muitas vezes chamada a ‘Capital de desportos de aventura do Mundo’, Chamonix é uma pequena cidade com uma enorme reputação. Os melhores esquiadores e praticantes de snowboard de todo o mundo vêm aqui para se porem à prova, nas montanhas do enorme do Mont Blanc. Para qualquer um que leve a sério desportos de neve é obrigatória uma visita a Chamonix!

Domínio de ski

Embora Chamonix seja famosa pelo seu backcountry ski, também existem excelentes pistas de ski. Chamonix está dividido em 5 áreas separadas de ski oferecendo um total de 160 quilómetros de pista servida por 63 elevadores. Cada área tem sua própria atmosfera distinta e diferentes orientações. Por essa razão é possível encontrar boas condições em algum lugar do vale para aqueles que conhecem o local. As pistas em Chamonix são um pouco mais acentuadas do que o normal devido às encostas íngremes e por isso Chamonix não é uma estância ideal para principiantes. As áreas de ski separadas significam também que não é um resort ideal para grupos de habilidades mistas. No entanto, os instrutores da UCPA sabem onde se encontram os melhores lugares, não importa o seu nível, terá uma experiência incrível!

Para esquiadores intermédios e avançados Chamonix tem pistas soberbas e para quem se quiser aventurar a foras de pista Chamonix tem realmente o que procura. O acesso de elevador à alta montanha e o ski no glaciar em Chamonix são incomparáveis. O Valle Blanche é a pista mais famosa em Chamonix, com 22km e com uma queda vertical de 2800m, também considerada a área fora de pista mais longa da Europa e maior elevador do mundo.

Centro da Vila

Chamonix é uma cidade alpina muito atraente que, ao contrário de muitas estâncias de ski, está em pleno funcionamento e com bastante população durante todo o ano. A cidade situa-se no fundo de um vale íngreme no sopé do Mont Blanc com um cenário deslumbrante do enorme Mont Blanc. É realmente uma localização incrível e é fácil ver por que tantas pessoas se inspiram nos seus picos irregulares. A vida noturna em Chamonix é melhor do que qualquer coisa que podia esperar com uma série de bares e clubes para mantê-lo entretido. Há uma boa variedade de eventos e atividades durante todo o ano e normalmente existe sempre algum evento interessante em algum lugar na cidade desde campeonatos do mundo de ski até festivais de música.

Centro UCPA

O centro UCPA em Chamonix está perfeitamente localizado a apenas 2 minutos a pé da Praça da cidade e dos principais bares. O centro é um edifício completo de estilo vitoriano com bar de desporto, discoteca, salão de jantar, quartos de ski e áreas sociais. Quartos duplos e partilhados estão disponíveis em Chamonix todos com lavatório e chuveiro e casa de banho por perto.

Vantagens

  • Ski de renome Mundial com uma área de pistas enorme
  • Foras de pista espectaculares
  • Localização perfeita do centro
  • Excelente vida nocturna
  • Espectaculares vistas Alpinas
  • Facilmente acessível de Genebra

Desvantagens

  • Áreas de ski espalhadas ao longo do vale
  • Não é ideal para iniciados
  • Semanas mais populares esgotam rápido

Chamonix Ski Areas

Chamonix tem pistas ideias para esquiadores intermédios e avançados; as encostas íngremes do vale não são o lugar ideal para iniciados embora se conseguir aprender a esquiar aqui provavelmente pode esquiar em qualquer lado! Chamonix está dividido em 5 áreas de ski distintas que correm ao longo do vale de Le Tour para baixo para Les Houches. Todas as áreas de ski são facilmente acessíveis através de autocarro do centro da cidade – a área mais próxima (Brévent) leva 5 minutos de autocarro ou uma caminhada de 15 minutos, enquanto a área mais distante (Le Tour) leva cerca de 15-20 minutos para chegar de autocarro. O serviço de autocarro é muito regular no início e no final do dia, mas pode ficar um espaçado no meio. Cada área de ski tem a sua própria personalidade e aspecto. A variedade de áreas garante que, geralmente, boas condições podem ser encontradas em algum lugar no vale!

Brévent

Brévent é a área mais próxima à ​vila de Chamonix(a uma curta distância) e oferece uma boa variedade de pistas para todas os níveis. Tem uma excelente área para iniciados e uma selecção de pistas amplas para esquiadores iniciados e intermédios bem como algumas pistas íngremes para manter felizes os mais experientes. A parte Sul é um excelente local ​nos dias ensolarados, embora possa tornar-se um pouco mais mole na primavera.

Flegére

Flegére é acessível de La Praz e está também ligada à Brévent através de um teleférico. Existe uma bela selecção de pistas para todos os níveis, incluindo algumas pistas mais amplas. Há uma boa selecção de ski fora de pista acessível a partir do elevador bem como uma bela área para prática de ski entre árvores, uma excelente opção em baixa visibilidade ou condições meteorológicas desfavoráveis. Flegére fica virada a a sul e permite esquiar ao sol nos com dias ensolarados e boas condições durante todo o dia.

Les Grand Montets

Les Grand Montets está localizado logo abaixo da vila de Argentiére. Existem imensas pistas excelentes em Grand Montets mas ficam um pouco ofuscadas pelo fora de pista de calibre mundial. Em dias de neve não é incomum encontrar pistas não tocadas até à hora do almoço enquanto as multidões tentam aproveitar cada centímetro de neve fresca. Existe uma enorme quantidade de áreas acessíveis inclusive o vale Lavencher e o glaciar Argentiére (é fortemente recomendado um guia para quem nunca experimentou foras de pista). Grand Montets é também o lugar para ir para encontrar excelentes snowparks, com uma boa selecção de rampas de neve. Existem agradáveis pistas azuis escondidas mas a área é geralmente mais adequada para esquiadores intermédios ou avançados.

Le Tour

Le Tour situa-se apenas acima da pequena vila de Le Tour que se encontra no topo do vale. Dispõe de uma enorme área de ski para todas as habilidades, existem imensas pistas mais abertas e suaves para iniciantes e intermediários e existe também uma enorme área para iniciantes na parte inferior das encostas. Para os esquiadores mais avançados existe uma grande selecção de áreas fora de pista que tende a ser um pouco mais calmo do que outras áreas. Le Tour faz ligação com Vallorcine que oferece alguns dos melhores vales de ski entre árvores, uma óptima opção para dias com pouca visibilidade.

Les Houches

Les Houches situa-se na vila de mesmo nome no fim do vale de Chamonix. É uma área grande para esquiadores ​iniciados ou intermédios com imensas pistas verdes, azuis e vermelhas na qual poderá aprimorar o seu nível. Les Houches é também o lar para a corrida de Kandahar do campeonato do Mundo. Se quiser poderá experimentar suas habilidades na mesma pista mas fazê-lo tão rápido quanto os profissionais exige bastante mais que os níveis médios de habilidade e coragem!

Chamonix Off Piste & Touring

A qualidade e a quantidade de terreno em Chamonix é de calibre mundial e bastante acessível através de elevadores para aqueles dispostos a dar seu máximo. Estão disponíveis em todas que as áreas de ski excelentes área fora de pista mas alguns locais destacam-se mais. Grand Montet tem uma enorme área para ski fora de pista e terá à sua escolha centenas de linhas possíveis. Também terá acesso ao glaciar Argentiére de um lado ou para os mais esquiadores avançados podem fazer uma pista até o Mer de Glace do outro lado. No topo de Grand Montet a floresta é mágica oferece uma bela pista para ski entre árvores mas tenha cuidado.

Para aqueles que procuram explorar o mundo longe das áreas de ski então opte pelo ski touring. Embora este seja mais físico do que apenas saltar num elevador e descer pistas as oportunidades que a montanha irá apresentar fazem valer a pena a escalada. Chamonix entra na sua alma quando escapar das multidões e descobrir quanto mais o vale lhe tem para oferecer!

UCPA Chamonix Cosmique

UCPA em Chamonix fica a 2 minutos a pé da praça principal da cidade. É um edifício de estilo vitoriano remodelado. Dentro do edifício encontra-se o sports bar, discoteca, sala de jogos, quartos amplos de secagem, sala de jantar grande e muitas áreas sociais. Da sala de jantar você tem uma vista fantástica para Mont Blanc.

Este centro tem 3 estrelas UCPA e é excelente para quem quiser desfrutar o enorme do Mont Blanc enquanto estiver hospedado no centro de uma cidade vibrante e animada.

UCPA em Chamonix é a base ideal para todas suas aventuras alpinas, tais como alpinismo, canoagem, caminhadas e escaladas.

Quartos

  • Quartos partilhados por 4 -6 pessoas
  • Quartos duplos disponíveis por um pequeno suplemento
  • Casas de banho partilhadas por 3 quartos

Jantar

As refeições são servidas todos os dias em estilo buffet. Pequeno-almoço é iogurtes, cereais, sumo de frutas, café e pão – não se surpreenda ao ver que o café, chá ou chocolate quente é tomado em estilo francês – numa tigela de sopa!

Normalmente o almoço é um piquenique DIY confeccionado na hora do almoço (grande variedade de pães, carnes, queijos, macarrão, salada, frutas, doces etc). O piquenique significa tempo máximo nas montanhas sem gastar uma fortuna em restaurantes. Se o tempo estiver mau ou seu grupo quiser um dia mais fácil, então também poderá voltar ao centro para uma refeição quente (massas, bifes e batatas fritas e gelado sem limite).

Jantar é um buffet de 4 pratos – normalmente uma entrada estilo buffet de saladas, escolha de 3 ou 4 pratos principais – mais frequentemente incluindo peixe, selecção de queijo, frutas, sobremesa  e gelados.

Pedidos especiais de dieta deverão ser encomendados ao pessoal da recepção no check-in.

Geralmente os vegetarianos irão encontrar uma grande e suficiente escolha entre o buffet.

Entertenimento

O pessoal da UCPA disponibiliza todas as semanas um programa de entretenimento.

Não é como os campos de férias e não será obrigatório participar – mas é tudo a baixo custo. Programa típico inclui o alongamento no início da noite, fazer crepes, concursos, karaoke e algumas noites assistirá a uma banda ao vivo.

Existe igualmente na cidade uma grande selecção de discotecas e bares para todos os gostos.

História

O UCPA tem mais de 40 anos de idade e foi originalmente construída pelo governo francês para incentivar jovens a desfrutar do ar livre. Agora é uma organização sem fins lucrativos sendo os ganhos reinvestidos para requalificação dos centros.

A ética do desporto está ainda primeiro na ordem do dia, mas os instrutores e funcionários do centro não se esquecem que se trata das suas férias.

Informações úteis

Existe um autocarro todas as manhãs para levá-lo directamente para as montanhas sem qualquer fila.

Não existe nenhum parque estacionamento no local, mas você pode estacionar gratuitamente a poucos minutos a pé.

Clique na imagem para uma Visita Virtual:

Centro da Vila

Chamonix é uma bela cidade Alpina aninhada no coração de um vale íngreme no sopé do Mont Blanc. Os picos irregulares que rodeiam a vila fornecem algumas das mais impressionantes paisagens Alpinas que não encontrará em nenhum outro lugar do mundo. É fácil ver como os melhores esquiadores  e alpinistas do mundoforam seduzidos por Chamonix, inspirados pela beleza e os desafios do Mont Blanc.

Chamonix difere de outras estâncias de ski, sendo uma ​vila totalmente funcional com uma grande população estável durante todo o ano e com uma série de serviços. O centro da vila é maravilhoso com prédios bem equipados e uma grande praça principal. Existe uma sensação vibrante e animada na cidade com uma mistura cosmopolita de pessoas lá para esquiar, praticar snowboard e escalar. Há um contingente significativo de ingleses, bem como grandes populações suecas e australianas, o local ‘Chamonards’ pode ser caracterizado por seu de estilo de ski sem esforço, mesmo nas condições mais testadas. Como manda a tradição, Chamonix tende a atrair os esquiadores mais experientes e praticantes de snowboard que levam o desporto a sério. Cordas e cintos são acessórios habituais e a pessoa que estará ao seu lado no elevador é bastante provável que seja algum campeão freestyle ou lenda de ski íngreme. O alto padrão é inspirador mas não intimidante e a emoção nos dias de neve é palpável – se estiver à procura de pegadas frescas será melhor ir no primeiro elevador!

Vida nocturna em Chamonix

Tal como no ski, os locais também levam as festas a sério e existem bares de qualidade mais do que suficientes para o manter entretido durante a sua estadia:

  • Chambre Neuf: Um bar sueco com bandas fantásticas para assistir o aprés ski e sempre com um excelente ambiente que o acompanhará ao longo de 1 ou 2 cocktails antes de 22:00 horas.
  • Elevation: Elevation também oferece um aprés ski de qualidade com uma multidão um pouco mais de origem francesa.
  • The Pub: Como o nome sugere ‘The Pub’ tem um toque bastante britânico, tem regularmente bandas e telas para assistir a eventos desportivos
  • La Terrasse: No coração da praça principal de Chamonix, La Terrasse é um belo bar com uma excelente vista e música ao vivo regular.
  • Munster Bar: Um bar irlandês muito típico e agradável.
  • Monkey Bar: Um bar movimentado com um público jovem e animado, onde muitos gostam de permanecer.

O que fazer

Se precisar de uma pausa do ski ainda existem bastantes actividades para o manter entretido em Chamonix.

  • Museu Alpino: O museu alpino oferece os factos históricos sobre a área de Aglons
  • Spa: Nos hotéis em Aglons oferecem um agradável jacuzzi exterior quente e piscina quente do qual poderá avistar o Mont Blanc – óptimo para relaxar músculos doridos!
  • Ski de Fond: Tente esquiar atravessando a pista de ski local – não é tão fácil como parece!

Chegar a Chamonix

Pelo ar:

Chamonix situa-se a apenas uma hora de caminho do aeroporto de Genebra tornando-a extremamente acessível, e a localização perfeita para as suas férias de verão. A Easy Jet e a Rynair oferece um serviço regular com um preço razoável para Genebra.

Transfers do Aeroporto:

A GlideTours tem parcerias com diversas companhias de transportes que operam nos aeroportos mais próximos dos Alpes Franceses (Genebra, Lyon e Grenoble) e que lhe permite reservar diretamente no site o melhor transfer para si. Para reservar um transfer, adicione simplesmente a sua escolha às opções da viagem no ecrã de reserva.

* Os serviços de Transfers são reduzidos a partir de finais de Março, meados de Abril (depende do Resort) para a temporada de Inverno e desportos de neve.

* Se não tivermos disponível um transfer no nosso site para uma determinada data / programa, entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em encontrar um transfer para si ou recomendar-lhe as possíveis alternativas.

De Comboio:

É possível chegar a Chamonix de comboio. Os serviços de comboio TER e TGV vão para St Gervais que fica a 20km de Chamonix. A partir daí poderá apanhar a ligação SNCF local para o centro de Chamonix.

De Carro:

Poderá ir de carro até Chamonix ​desde Portugal ou alugar um carro num dos aeroportos mais próximos. De Portugal é uma viagem longa, quando a planear, não se esqueça dos custos das portagens até França.

Mapa de Chamonix:

Tour Reviews

There are no reviews yet.

Leave a Review

Rating