Tignes

Tignes é uma encantadora estância muitas vezes ofuscada pelo seu vizinho mais famoso, Val d’Isere. Os dois resorts formam, juntos, uma das maiores áreas de ski do mundo, o Espace Killy.

A qualidade do ski em Tignes atrai os mais dedicados  skiadores e  praticantes de snowboard  e o mais provável será preferirem apanhar o primeiro elevador ao invés de frequentarem as festas até ao amanhecer, isto apesar de os locais de diversão noturna aqui serem excelentes .

A grande vantagem de Tignes é a sua altitude; como segundo maior resort da Europa, é um destino de excelência. Tignes tem orgulho de oferecer pelo menos 1000 metros verticais de pistas ao longo  de 10 meses no ano, pelo que é uma excelente escolha tanto para a época alta como para a época baixa de ski.

Área de ski

A área de ski em Espace Killy é verdadeiramente grande, possuindo 96 excelentes elevadores que dão acesso a mais de 300km de pistas. O terreno é variado, com opções para todos, tornando-se um local excelente para grupos com habilidades mistas. A única deficiência em Tignes é a falta de árvores, devido à altitude. Foi feito um esforço para atender a todos em Espace Killy, desde a velocidade restrita  especial ‘Tranquil’, zonas para iniciantes até às pistas mais populares ‘Naturide’ para experientes; existem ainda áreas fora de pista especiais, dentro da área controlada.

Além da fantástica rede de pistas, Espace Killy oferece um dos maiores serviços de elevador para áreas  fora de pista no mundo, sendo mais que suficiente para manter entretidos mesmos os skiadores mais aventureiros.

 

Centro da ​vila

A vila em si é um resort construído propositadamente para apoio à prática de ski, composto por cinco vilas Val Claret, Le Lac, Les Boisses, Les Brevieres e Le Lavachet. Certamente não é o resort mais bonito,  mas o que lhe falta neste aspeto é compensado nos aspetos funcionais. Tignes é um resort muito bem organizado, dispõe de  uma rede de transportes eficiente, bastantes comodidades e muitas actividades extra caso queira  descansar das encostas. A vida noturna não é tão abundante como em outros resorts, mas ainda acontece muito por lá; se procurar  nos lugares certos após o ski, certamente não se irá decepcionar.

O centro UCPA

O centro  UCPA situa-se perto do centro de Val Claret, a maior de todas as aldeias de Tignes. Val Claret tem uma boa localização, com excelente elevador e acesso às lojas. Há um elevador a 50m do centro da cidade que o leva até aos elevadores principais, e em situações de boa cobertura de neve poderá skiar até ao bar do centro. O centro é composto por dois chalés tradicionais, que podem albergar um total de 320 pessoas em quartos de quatro. Existe habitualmente um excelente ambiente no centro, que dispõe de todos os serviços normais da UCPA  tais como bar, sala com TV e entretenimento nocturno.

Vantagens

  • Boa neve no inicio e fim da época
  • Fantástico domínio skiável no Espace Killy
  • Foras de pista com meios mecânicos
  • Bons meios mecânicos e rede de transportes
  • Resort amigo do ambiente

Desvantagens

  • Não é o resort mais bonito!
  • Há resorts com melhor vida noturna
  • O resort está dividido em 3 diferentes áreas

Tignes Ski Area

A área de ​ski de Tignes  faz ligação com o resort vizinho de Val d’Isere integrando uma das mais famosas áreas de ​ski do mundo, o Espace Killy. A área é vasta e dispõe de um total de 96 elevadores,  dando acesso a mais de 300km de pistas e a uma enorme área fora de pista. Uma vantagem notável da área Espace Killy é a alta altitude (segunda maior na Europa) tornando-a numa estância de neve importante. Tignes é uma ótima escolha para época alta ou baixa de ​ski e normalmente excelente também  mesmo em anos de pouca neve; poderá até praticar ​ski no verão, no Glaciar Grand Mottend; o resort orgulha-se de oferecer pelo menos 1000m de pistas de ski durante 10 meses do ano.

Pistas em Tignes

O terreno é muito variado em Espace Killy, com mais de 300km de pistas; o suficiente para o manter ocupado durante toda a sua estadia, permitindo ainda um progresso rápido nos diversos níveis.

Para skiadores iniciantes existem zonas especiais ‘Tranquils’, onde são impostos limites de velocidade restritos, permitindo uma experiência agradável e mais segura. No extremo oposto da escala, há um número de pistas de ‘Naturide’ em Tignes que são áreas fora de pista mas dentro da área controlada, minimizando os riscos inerentes às áreas fora de pista para os mais avançados skiadores e praticantes de snowboard que procuram aventura.

Áreas fora de pista em Tignes

Além de uma rede de pistas soberba, Tignes pode-se gabar de ter o maior serviço de meios mecanicos fora das áreas de pista no mundo. Estas áreas de excelência incluem Chardonet Bowl, a clássica Vallon de la Sache ou P Couloirs (P1-3) todas elas bastante íngremes. Se não for um skiador experiente em áreas fora de pista, será altamente aconselhável contratar um guia, ou até mesmo frequentar um dos nossos cursos de ​ski fora de pista.

Snowparks em Tignes

Existem alguns ​snowparks diferentes no Espace Killy que mudam em cada ano. Existe um excelente canal  localizado em Lanches Val Claret, mas para mais actividades dirija-se ao parque de Val d’Isere.

UCPA Tignes

O centro UCPA em Tignes  fica no vale Tignes Claret, ao pé do Glaciar Grande Motte e à altitude de 2.100 metros. Val Claret é o local ideal em Tignes, com excelente acesso às pistas, lojas e bares.

O centro UCPA é constituído por dois chalés tradicionais perto do centro da vila; existe um meio mecânico a apenas 50 metros  de distância que o leva até ao ​ascensor principal e se a cobertura de neve for boa poderá skiar até à porta.

Quartos

  • Quartos partilhados para 4 pessoas
  • Casas de banho partilhadas por cada 2 quartos

Restaurante

As refeições são  servidas todos os dias  em estilo buffet. O pequeno-almoço é constituído por iogurtes, cereais, sumos de frutas, café e pão – não se surpreenda ao ver que o café, chá ou chocolate quente são tomados em estilo francês, numa tigela de sopa!

Normalmente o almoço é um piquenique DYS (Do it Your Self) confeccionado na hora do pequeno-almoço (grande variedade de pães,carnes, queijos, macarrão, saladas, frutas, doces etc). O piquenique significa tempo máximo nas montanhas sem gastar uma fortuna em restaurantes. Se o tempo estiver mau ou o seu grupo quiser passar um dia mais fácil, poderá sempre voltar ao centro para uma refeição quente (massas, bifes, batatas fritas e gelado à discrição). O jantar é um buffet de 4 pratos – normalmente uma entrada estilo buffet de saladas, escolha de 3 ou 4 pratos principais – mais frequentemente incluindo peixe, seleção de queijos, frutas, sobremesa e gelados. Pedidos especiais de dieta deverão ser encomendados ao pessoal da recepção, no check-in. Geralmente os vegetarianos irão encontrar uma variedade suficiente de opções entre o buffet.

Entretenimento

O pessoal da UCPA disponibiliza todas as semanas um programa de entretenimento. Não  será certamente os Butlins e não será obrigatório participar – tudo a baixo custo. O programa típico inclui o alongamento no início da noite, fazer crepes, concursos,  karaoke e algumas noites assistirá a uma banda ao vivo. Existe igualmente na cidade uma grande seleção de casas noturnas e bares para todos os gostos.

Historia

A UCPA tem mais de 50 anos de idade e foi originalmente construída  pelo governo francês para incentivar jovens a desfrutar do ar livre. Agora é uma organização sem fins lucrativos que tem em curso um projecto de requalificação dos centros. A ética do desporto está ainda em primeiro na ordem de prioridades, mas os instrutores e funcionários do Centro não se esquecem que se trata das suas férias.

Informações úteis

  • Existe um meio mecânico a apenas 50m da porta da frente
  • Você pode esquiar até onde a cobertura de neve o permitir

Localização

  • 2 minutos a pé do centro da vila
  • 50m dos meios mecânicos

Centro da vila em Tignes

Tignes é frequentemente considerado como um irmão um pouco  mais velho e mais sério que o seu animado vizinho Val d’Isere, tendo reaparecido com êxito e com uma imagem sensacional.

Agora hospeda pessoas que assistem a X Games e a uma mega festa de véspera de ano novo. O resort atrai skiadores experientes mais propensos a progredirem na neve até ao último minuto do que a entregarem-se a actividades após o ski… Mas há ainda uma excelemnte vida nocturna para ser descoberta se souber onde procurar.

O ​ski começou em Tignes em 1920. A aldeia original desapareceu em 1952 devido à construção de uma hidroelétrica e está agora submersa no lago Chevril. O que se vê hoje é uma estância de ski construída de raiz com essa finalidade. O que falta em charme a Tignes, é compensado em  eficiência. Sistemas de transporte e elevadores bem concebidos e eficazes e uma excelente oferta de serviços.

O resort está atualmente dividido em três áreas principais definidas como uma imensa tigela de neve – Val Claret, Le Lac e Lavachet – que embora separadas estão bem interligadas sendo fácil a movimentacão entre os três. O centro UCPA  está localizado em Val Claret (o mais alto dos três a 2100 metros) que atua como um ponto central para o resort, com muitos elevadores, lojas e bares  incluindo o funicular para o glaciar Grande Motte.

Vida noturna em Tignes

Embora a vida noturna não seja o mais famoso atributo de Tignes é ainda assim boa com um excelente  ambiente após o ​ski. Existem uma série de bons bares e clubes em todas as três áreas:

Val Claret

  • Crowded House: Ambiente animado com entretenimento regular, embora como seu nome sugere, possa ficar desconfortavelmente lotado!
  • Couloir:  Simpático bar e um excelente local para depois do ​ski.
  • Melting Pot: Excelente pequeno clube, local de escolha para muitos dos maiores eventos de Tignes.
  • Le Blue  Girl: Clube com toque bastante francês!

Le Lac

  • Jam Bar: Excelente local para depois do ​ski, animado  pela noite dentro.
  • Grotte du Yeti: Um famoso bar holandês/belga devido a suas bandas ao vivo e sistema de som!

Lavachet

  • TC’s Bar: O melhor local após o ​ski em  Lavachet.
  • Lavachet Lounge: O lugar para beber cocktails e ter acesso gratuito Wi-Fi – uma excelente combinação.

Coisas para fazer

Se preferir fazer uma pausa no ​ski, existem muitas outras coisas para mantê-lo ocupado em Tignes:

  • Cinema
  • Le Lagon Parque de água interior
  • Escalada no gelo
  • ​Ski e hipismo
  • Trenó puxado por cães
  • Condução no gelo com Subaru Imprezas
  • Bowling com dez pinos
  • O Grotte de Glace no Glaciar Grand Motte

Chegar a Tignes

Pelo ar:

Os aeroportos mais próximos do Resort Tignes e com voos diretos de Portugal são, o aeroporto de Genebra a 184 km e o aeroporto de Lyon a 221 km, com durações de viagem semelhantes. A maioria das pessoas voa para estes aeroportos devido à maior disponibilidade e menor custo dos voos e dos transfers partilhados regulares. O aeroporto de Grenoble é uma alternativa a 216 km, mas não existem voos diretos de Portugal para Grenoble.

Transfers do Aeroporto:

A GlideTours tem parcerias com diversas companhias de transportes que operam nos aeroportos mais próximos dos Alpes Franceses (Genebra, Lyon e Grenoble) e que lhe permite reservar diretamente no site o melhor transfer para si. Para reservar um transfer, adicione simplesmente a sua escolha às opções da viagem no ecrã de reserva.

* Os serviços de Transfers são reduzidos a partir de finais de Março, meados de Abril (depende do Resort) para a temporada de Inverno e desportos de neve.

* Se não tivermos disponível um transfer no nosso site para uma determinada data / programa, entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em encontrar um transfer para si ou recomendar-lhe as possíveis alternativas.

De Comboio:

A estação de comboios mais próxima de Tignes situa-se em Bourg-Saint-Maurice (a 31 km). A partir de qualquer destino poderá chegar até a estação de Bourg-Saint-Maurice e daí apanhar um serviço de transfer ou um taxi para chegar ao resort Tignes.

De Carro:

Poderá ir de carro até Tignes ​desde Portugal ou alugar um carro num dos aeroportos mais próximos. De Portugal é uma viagem longa, por isso, quando a planear, não se esqueça dos custos das portagens e combustível até França. Não se esqueça também de no Inverno, levar correntes para neve e/ou pneus de inverno, pois poderá ter necessidade de os usar conforme as condições das estradas na montanha.

Mapa de Tignes:

Tour Reviews

There are no reviews yet.

Leave a Review

Rating